Comofaz? > Como ver filmes?

Não, este não é um post pretensioso, daqueles onde se “veste” um monóculo para ditar como os demais devem assistir um longa-metragem. Na verdade, nossa única intenção é mostrar como costumamos ver filmes – no que reparamos, o que procuramos, os canais e meios que usamos para assistir, etc.

Tem banana, quer laranja? Cinema, Filmes, Livros

 

Nós não estudamos cinema e não trabalhamos na área, mas, desde o início a Sétima Arte é uma das principais paixões que temos em comum. Ela permeia nossas vidas e nos leva a ter conversas acaloradas sobre a genialidade de algum diretor ou a gastar um bom tempo zapeando a galeria de filmes da Netflix (sim, “A” Netflix, essa linda, porque ela é menina), então é bem provável que você veja muitas coisas sobre o assunto por aqui.

Para começar, decidimos falar daquilo que nos leva a entender um pouco melhor sobre como funciona esse universo, então chega mais e confere nossas humildes dicas 🙂

Tem banana, quer laranja? Cinema, Filmes, Tatuagem, Claquete
Tatuagem por Rafael Rocha – > www.facebook.com/RafaelRochaHS
> Assista, assista e assista! (e de tudo um pouco)

A única forma de aprender sobre algo é dedicando um tempo a isso, então reserve um período do seu dia, semana, mês ou ano e assista filmes! O que recomendamos é focar no seu gênero ou diretor preferido, mas também é importante conhecer e entender sobre outros tipos e autores, por isso mantenha a mente aberta.

> Aflore os sentidos

As vezes, deixe de lado o celular e a vida (rs) e mergulhe no que está vendo. Aguce seus sentidos, ouça com mais atenção, perceba como e em que momento a trilha sonora é inserida, imagine como seria aquela cena sem todos esses sons. O mesmo vale para a fotografia, os cortes de cena, as cores… Enfim, permita-se! A ideia aqui é SENTIR o filme, por melhor ou pior que ele seja.

> Procure Making Ofs

Os bastidores às vezes podem ser tão ou mais interessantes do que a obra em si. E hoje, com a filmagem digital, o número de making ofs aumentou muito, então não é difícil encontrá-los por ai. Se você gostou muito de um filme, tente descobrir tudo sobre ele, partindo pelos detalhes da sua concepção.  Se quiser começar por algum, recomendamos o do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

> Busque outras versões dos filmes

Além do making of, temos as versões do diretor, versões sem cortes, versões originais e de outros países, remakes, reboots, entre outros.  Aqui, além de ter mais parâmetros para comparativos, você pode ter gratas surpresas. Um ótimo exemplo é o filme Cruzada, que se transforma completa e positivamente na versão do diretor. Para ajudar, o site Movie-Censorship compila informações de diferentes versões dos filmes e até apresenta as principais diferenças entre elas. Vale a pena conferir.

> Leia!

A influência da literatura no cinema é inegável e a lista de filmes adaptados ou inspirados em livros é infindável, por isso pode valer muito a pena – e consideramos fundamental – procurar se aprofundar mais neste universo. O Senhor dos Anéis, Harry Potter, O Silêncio dos Inocentes, Clube da Luta, a Saga Millennium, entre muitos outros, estão ai para validar este tópico.

Além disso, há ótimos livros que podem ampliar seus horizontes cinematográficos trazendo noções um pouco mais técnicas. Recomendamos “Como Ver Um Filme”, de Ana Maria Bahiana, e “Ismos – Para Entender O Cinema”, de Ronald Bergan.

> Ouça um podcast sobre o assunto

Foi ouvindo o RapaduraCast, lá nos primórdios, que nasceu a vontade de reparar mais nos detalhes que podem culminar em um filmão ou filminho. Não conseguimos mais ficar sem as atualizações semanais do programa e sentimos que seus criadores são, praticamente, nossos amigos (virtuais e imaginários, rs). O interessante neste caso é que você se diverte e aprende enquanto faz outras coisas… O Estrupi adora escutar no caminho ao trabalho e eu enquanto faço algum job muito repetitivo ou organizo a casa. Outro cast que começamos a ouvir recentemente e recomendamos é o #framehate, do pessoal da Hypebox!

> Siga canais especializados

Há uma infinidade de sites especializados em cinema na rede mundial de computadores, por isso, para não ficar louca, eu selecionei os que mais gosto e acompanho as atualizações pelo Feedly, mas se você não usa nenhum leitor RSS, outra dica é curtir as páginas e ver as novidades pelo Facebook. Aqui deixamos uma pequena seleção das que mais gostamos:

 Bônus
> Crie listas dos filmes que quer ver

Para não ficar perdido com tantas informações, talvez o melhor seja montar uma lista que agrupe os filmes que você quer ver. Eu, como pessoa metódica que sou, montei uma no Excel que atualmente acolhe mais de 1700 itens (uns 900 deles ainda não assistidos, #socuerro!). Mas se quiser ser menos louco, pode simplesmente ir registrando em um papel. Há também aplicativos como o Filmow, com uma série de marcações disponíveis. Sem contar as listas prontas, como a do livro “1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer”, ou as dos programas do Rapadura, que já fazem esse trabalho para você.

> Faça maratonas

Escolha um tema, gênero ou autor, compre muitas guloseimas e chame a família, os amigos, o cachorro e o periquito para vararem a noite fazendo um corujão!  Afinal, em tempos tão “multifacetados”, atividades que nos permitem fazer várias coisas ao mesmo tempo, são um luxo 😛

E por último, deixamos aqui uma seleção de sites seguros (gratuitos e pagos) para ver filmes via streaming, já que em tempos de crise, comprar ingresso de cinema virou prova de amor <3

Mas Camila, e os seriados? Bom, isso fica para outro post 🙂

E você, tem alguma dica a acrescentar? Conta pra gente aqui nos comentários!


A série “Comofaz?” foi criada para trazer nossas dicas de como se aprofundar em alguns assuntos.

 

Camila Ochoa

Sou fruto de uma mistura latina Brasil-Chile embalada ao som de Rita Lee. Trágica desde os primórdios, coleciono 28 amarelados outonos. Formada em Turismo, freelancer e curiosa nata por outras orbes, virei tarada por home office, organização, decoração, pechincha, empirismo, livros, comilança, viagens, fotografia, filmes e séries de TV. Quanto ao resto, geralmente não passo de um conjunto de várias coisas clichês, mas de vez em quando consigo ser original.

  • Francisco Ochoa

    Excelente comentario sobre cine.

  • Rosana Pileggi Ochoa

    Comentário muito bem escrito,excelente. Bjs

  • Camila Ochoa

    <3
    Obrigada

  • Ótimo post! 😀

    • Camila Ochoa

      Valeeeeeu! 🙂

  • Tava aqui pensando e vocês podiam gravar um podcast com a gente, hein?

    • Camila Ochoa

      Opa! Apesar se eu morrer de vergonha, seria uma honra 🙂
      Nós topamos!